Recebeu foral de D. Sancho II em 1225. Em 1285 este "Burgo" foi promovido a Sede de Concelho pelo Rei D. Dinis. Os habitantes são designados por Moncorvense. Classificado como Património Nacional possui o maior templo religioso de Tràs-os-Montes, com cerca de trinta metros de altura.
Situa-se no Norte de Portugal, no Sul do Nordeste Transmontano, perto da fronteira com Espanha e na confluência dos Rios Sabor e Douro.
Num breve percurso a pé, situamo-nos no Centro Histórico e no Núcleo Medieval. Recomenda-se. As imagens falam por sí.
A construção da Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Assunção, teve início por volta de 1510. Na fachada podemos observar uma possante Torre, onde ressalta o pânico central de composição retabular ao estilo da Renascença, (arquitectura do Renascimento ou Renascentista, Sécs. XIV, XV e XVI) e aparecem em nichos em granito as imagens da Padroeira Nossa Senhora da Assunção, no topo, ladeada por São Pedro e São Paulo. A flanquear a porta estão Santa Bárbara e Santa Apolónia.
Não se conhece o autor da traça da Igreja, apenas a referência do mestre pedreiro, João Martim, que em 1559 acompanhava a obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário