sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Rio de Selho, Creixomil, Guimarães


       Ruinas do moinho no lugar de Selho, zona residencial, tubos para descargas de efluentes clandestinos, lixos acumulados nas margens, enfim, um rio esquecido.






Ponte Medieval da Pisca

          A ponte da Pisca tem as suas origens na Idade Média, podendo denotar-se, ainda hoje, algumas das características construtivas típicas deste período, como o perfil do tabuleiro em cavalete. O arco mais
pequeno é de volta quase perfeita ao passo que o arco maior é ligeiramene apontado, respondendo às necessidades estruturais próprias deste tipo de pontes.
          Localizada sobre o rio Selho, a ponte da Pisca servia a estrada que, de Gumarães, saindo pela porta de S. Domingos, se dirigia a Vila do Conde. Esta via, que passava ainda pela ponte de Serve, em Gondar, era de extrema importância para a urbe vimaranense pois, por ela, se podia abastecer a cidade de produtos vindos do litoral.

          Em Época Moderna, a ponte da Pisca recebeu, também o nome do Miradouro ou de Nossa Senhora da Luz já que, junto à estrada, em Creixomil, foi construida uma capela com aquela invocação.

(Informação retirada da placa informativa


Sem comentários:

Enviar um comentário