Numa das minhas visitas a Lisboa, concretamente a 14 de setembro de 2013 desloquei-me ao fabuloso miradouro do Arco Triunfal da Rua Augusta. Após uma subida de elevador e de dois conjuntos de escadarias em caracol deparamo,nos com a Sala do Relógio e a seguir atingimos o patamar principal. Admirável.
Vistas magníficas da Praça do Terreiro do Paço, Baixa Pombalina, Castelo de S. Jorge, a Sé e o Rio Tejo, entre outras.
Vale a pena referenciar que foi nesta praça edificado o Palácio dos Reis de Portugal (Paço da Ribeira) que serviu de residência durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa com cerca de 36 000 metros quadrados. Em 1511 o Rei D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este local junto ao rio.
Destaca-se o Cais das Colunas com os seus degraus de mármore, por onde desembarcaram chefes de estado, como Isabel II de Inglaterra, Gungunhana, entre outras figuras.
No centro da praça encontra-se a estátua equestre de D. José I (Rei de Portugal, da Dinastia de Bragança), erigida em 1775 por Joaquim Machado de Castro, o principal escultor português do século XVIII. Em função do tempo esta estátua de bronze apresenta-se patinada de verde.
1 de Novembro de 1755 - terramoto, destrói o Palácio Real, uma biblioteca, centenas de obras de arte e o Arquivo Real
1 de Fevereiro de 1908 - é assassinado o rei D.Carlos e seu filho Luis Filipe; quando passavam nesta praça
25 de Abril de 1974 - assistiu-se nesta praça à Revolta do Movimento das Forças Armadas que derrubou o Estado Novo
Miradouro do Arco da Rua Augusta
Na parte superior do Arco podemos observar as esculturas de Célestin Anatole Calmels representando a Glória, coroando o Génio e o Valor.
No plano inferior encontram-se as esculturas de Vitor Bastos, que representam as personalidades históricas de Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e Marquês de Pombal.
(Álbum)
(Álbum)
Sem comentários:
Enviar um comentário